HEPATITE ZERO POST

 

A Santa Casa de Jahu promove nas próximas quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de julho, testes rápidos de hepatite C. A ação tem apoio do Rotary Club Jahu. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros profissionais de saúde da Santa Casa vão estar à disposição da população em frente do hospital nesta quarta e quinta-feira, das 9h às 12h, para realização de testes gratuitos de hepatite C e orientações sobre a doença. Haverá ainda aferição de pressão e testes de glicemia.

 

Segundo o presidente da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar da Santa Casa (CCIH), Dr. Daniel Márcio Elias de Oliveira, esses testes são rápidos, sem qualquer burocracia, bastando apenas uma “furadinha no dedo” para obter o diagnóstico imediato. Ele lembra que o exame é de extrema importância porque a hepatite pode levar a pessoa infectada a ter doenças graves como cirrose hepática e câncer no fígado.

 

O médico infectologista afirma que, em caso de resultado positivo, o paciente poderá ser encaminhado para o ambulatório e receber tratamento de graça. A pessoa com hepatite C não apresenta sintomas, na maioria dos casos. “O paciente só descobre que tem quando realiza o exame específico, não sendo possível detectar o vírus em qualquer exame de sangue”, afirma.  Quando apresenta sintomas, segundo ele, a doença geralmente já está em grau mais avançado.

 

Contudo, atualmente, o protocolo de tratamento não faz diferenciação de graus da hepatite C, sendo que as chances de resposta aos novos tratamentos são muito altas, chegando próximo aos 100 por cento. O grupo de maior risco é o das pessoas acima de 50 anos, além daqueles com maior exposição aos hemoderivados, através de transfusão, e também quem compartilhou agulhas e seringas. De acordo com o Dr. Daniel, todo indivíduo pode ter passado por uma situação de risco durante a vida.    

 

Estima-se que seis milhões de brasileiros estão infectados com os tipos B ou C, e não sabem. A programação Hepatite Zero é um projeto mundial de erradicação da doença. No Brasil, a iniciativa é da AssociaçãoBrasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club.

 

CAMPANHA HEPATITE ZERO

 

Dias: 24 e 25 de Julho

Horário: Das 9h às 12h

Local: Em frente a Santa Casa de Jahu

End: Rua Riachuelo, 1073, Centro, Jahu

 

Folder Hepatite C

 

 

 

capa info 87