Humanização

O grupo HumanizaSanta, do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa de Jahu, foi criado em fevereiro de 2014 com equipe de colaboradores trabalhando na efetivação de projetos e princípios, dentro do que propõe a PNH (Política Nacional de Humanização).
O HumanizaSanta é composto por 10 integrantes que se reúnem semanalmente para discutir questões relacionadas à humanização do hospital e planejar ações que visam ao bem-estar dos pacientes e colaboradores da Santa Casa e da comunidade em geral.
O Humaniza SUS é a proposta do Ministério da Saúde para enfrentar o desafio de tornar os princípios integralidade, universalidade e equidade do Sistema Único de Saúde cada vez mais efetivos. A humanização na saúde caracteriza-se como um movimento no sentido da concretização desses princípios do SUS no dia a dia dos serviços. Sendo assim, com a Política Nacional de Humanização, o Ministério da Saúde propõe estimular esse movimento, incentivando a valorização de todos os setores e sujeitos que participam na produção da saúde.
Dentro dessa proposta da PNH, nascem vários dispositivos que darão operacionalidade à mesma.  Dentre esses dispositivos está o grupo de humanização do hospital.