Notícias

Santa Casa realizou a 26ª edição da Semana da Enfermagem

A Santa Casa de Jahu realizou a 26ª Semana da Enfermagem, que teve início no dia 16, com Missa de Ação de Graças ao Dia do Enfermeiro e aos 110 anos da Santa Casa; em seguida foi servido, no Espaço Cultural, um Café da Manhã aos colaboradores da filantrópica. A missa contou com a participação de diretores da Mesa Administrativa, enfermeiros, colaboradores, Irmãs e foi rezada pelo Padre Marcos, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Dois Córregos, na Capela de Nossa Senhora da Glória da Santa Casa.

Ainda no dia 16, no período da tarde, a Semana de Enfermagem teve a sua primeira palestra sobre motivação profissional, transformação dos sonhos em realidade, proferida pelo Professor Universitário e Especialista em Marketing, Hélio Fernando Redondo.

No segundo dia palestras técnicas ofereceram conhecimentos interessantes em áreas distintas de atuação. Os participantes puderam conhecer a rotina de procedimentos realizados na Rede Cegonha da Santa Casa, que adota o sistema de classificação de risco no atendimento às gestantes. A palestra foi apresentada pela Irmã Olinda Josefa Cunha, da maternidade da Santa Casa. Na sequência, se apresentou a enfermeira Renata Correa A. Alponte especialista do CME da Santa Casa de Jahu mostrando a importância dos avanços tecnológicos nos processos da Central de Materiais de Esterilização da Santa Casa. No período da tarde, a enfermeira Aline Purita falou sobre a relevância da correta anotação dos processos de enfermagem para a auditoria. Encerrando o dia, ocorreu palestra motivacional vencendo a crise, com destaques ao trabalho ético e união, que foi apresentada pelo coach da Santa Casa Wellington Marinho.

Como se comportar no ambiente de trabalho, com postura, ética, profissionalismo no cumprimento de suas rotinas de trabalho foi ministrada palestra pela gerente de Coordenação Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Jaú, enfermeira Renata C. De Oliveira S. Casto no terceiro dia da Semana da Enfermagem. Assunto interessante para colaboradores de outros setores do hospital, que também prestigiaram o evento.

Duas palestras deram continuidade na Semana da Enfermagem na quinta-feira. Processos dialíticos, como funciona o dia a dia de trabalhos no setor de hemodiálise e dicas importantes sobre todo o processo foram passadas pelo enfermeiro supervisor da Hemodiálise da Santa Casa, Davi dos Santos Albrechet. No período da tarde, o médico infectologista da Santa Casa, Dr. João Gabriel, abordou os cuidados necessários com os pacientes nos procedimentos em todos os setores do hospital, alertou sobre a importância da checagem das rotinas, comunicado de intercorrências, desde os tratamentos mais simples até os mais complexos; tudo deve ser feito com atenção, postura e muito profissionalismo.

No último dia do evento, sexta-feira (20), trabalhos foram apresentados pelos enfermeiros da filantrópica inscritos na Gincana Científica, que entregou prêmios aos três melhores:

1º lugar - Maicon José Alves Pereira (tema: Zika Vírus), 2° lugar - Kaliene Terruel (tema: Segurança do paciente e Bem-estar) e 3° lugar Elaine C. Carmo Domingos e Donizete Ap Cevalhos (tema: Embolia Gordurosa no Pós-trauma). Os outros participantes receberam certificados: Clara Moreira da Silva e Erivania M. de Araújo (tema: Cuidados de Enfermagem aos portadores de Insuficiência Renal Crônica), Elisane G. Duarte e Vanessa G. Bueno (tema: Central de Materiais Esterilizados) e Michelle C. Panelli (tema: Histerectomia).

Após a entrega dos prêmios e dos certificados de participação, a 26ª Semana da Enfermagem terminou com a descontração de uma aula de zumba, através da professora Gisele Cunha da Academia Dance Fit.

 

 

 

 

Campanha Hepatite Zero na Santa Casa

Campanha Hepatite Zero na Santa Casa

  A Santa Casa de Jahu promove nas próximas quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de julho, testes rápidos de hepatite C. A ação tem apoio do Rotary Club Jahu. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros profissionais de saúde da Santa Casa vão estar à disposição da população em frente do hospital nesta quarta e quint...
Leia mais...
Santa Casa de Jahu realiza 3ª captação de coração

Santa Casa de Jahu realiza 3ª captação de coração

  Durante a madrugada de hoje, 17, a CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Jahu realizou o procedimento de captação de múltiplos órgãos, entre eles um coração. Já é a terceira captação de coração, realizada pelo hospital. Além dele, foram captadas as córneas, o fígado e os rins, salvando...
Leia mais...
SIPAT 2019 - 22 a 26 de Julho

SIPAT 2019 - 22 a 26 de Julho

Saúde, Segurança e Prevenção! Este é o tema deste ano da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Santa Casa de Jahu. A programação vai de 22 a 26 de julho, com palestras de vários profissionais abordando assuntos como auto-responsabilidade, riscos de acidentes, escolha seus resultados, SESMT no ambiente hospitalar, postura, direção defen...
Leia mais...