Notícias

Santa Casa realiza captação de órgãos 

doacao orgaos

 

Foi realizado ontem na Santa Casa de Jahu o procedimento de captação de múltiplos órgãos. De acordo com a CIHT – Comissão Intra-Hospitalar de Transplante foram retirados do doador as córneas, rins e fígado.

A família foi entrevistada e consentiu a doação dos órgãos, pois afirmaram que o paciente havia manifestado o desejo de doar os órgãos ainda em vida.

A CIHT da Santa Casa é composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Setembro Verde

No mês de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Sabendo da importância do tema a Santa Casa de Jahu realizouevento e palestras com o objetivo de incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

Doe órgãos e ajude a salvar vidas

O número de transplantes no Brasil vem aumentando a cada ano, mas o principal obstáculo para a efetivação da doação ainda é a recusa familiar – 44% das famílias não aceitam doar os órgãos dos parentes.

Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, tudo o que é preciso é a manifestação do desejo aos familiares. São os parentes do possível doador que irão consentir ou não a doação de órgãos. Por esse motivo é tão importante falar com os parentes sobre o assunto e os informar corretamente sobre o tema.

A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos. Qualquer dúvida ligue (14) 3602.3296.

Nova Sala Recuperação

Nova Sala Recuperação

  A Santa Casa de Jahu entregou nesta segunda feira, 19 de fevereiro, mais uma etapa de obras que vai otimizar as atividades desenvolvidas no Centro Cirúrgico. Trata-se da Sala de Recuperação, local onde os pacientes ficam em observação após passarem por cirurgia.   Segundo o provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Junior, a Sala de Recuperação tinha oito lugares e ap&o...
Leia mais...
Carnaval - “CUIDADOS”

Carnaval - “CUIDADOS”

  Não custa nada lembrar. O período de carnaval costuma ser propício para aumentar os riscos com a saúde. Os cuidados passam por hidratação adequada, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, higiene na hora de se alimentar, o uso de preservativo para não contrair uma doença sexualmente transmissível e até aquela gravidez indesejada.   O m&ea...
Leia mais...
Rins em perigo

Rins em perigo

  A doença renal crônica com necessidade de tratamento de hemodiálise triplicou no Brasil nos últimos 17 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, passando de 42 mil casos em 2000 para 122 mil no ano passado.   O médico especialista em nefrologia Marcos Roberto Colombo Barnese, doutor em medicina clínica e experimental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, relat...
Leia mais...