Notícias

Dezembro Vermelho: mês da luta contra a Aids

Card Publieditorial DezembroVermelho 600x340px

 

 

O dia mundial da Luta contra a Aids, é comemorado no dia 1º de dezembro, mas depois de ser aprovado um projeto de lei, o Brasil passou a dedicar todo o mês a atividades direcionadas à doença.

 

O Dezembro vermelho entrou em vigor neste ano e já podemos ver diversas campanhas de incentivo à luta e prevenção da doença. A AIDS, (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

 

A AIDS se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vunerável ao aparecimento de doenças oportunistas que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado com a presença do vírus HIV no organismo.

 

A transmissão do HIV (Aids), ocorre por meio do sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. A AIDS ainda não tem cura e nenhuma vacina de prevenção ou contra ela, apenas tratamento. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, ainda assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas.

 

Desta forma, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, usar seringas e agulhas descartáveis, realizar teste prévio no sangue a ser transfundido e usar luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível.

 

Proteja-se e viva com saúde!

Nova doação de brinquedos dos Voluntários

Nova doação de brinquedos dos Voluntários

  O Corpo de Voluntários da Santa Casa de Jahu comprou na primeira semana do ano vários brinquedos e materiais diversos, que vão ser usados pela terapeuta ocupacional no trabalho desenvolvido com as crianças da pediatria do hospital.   Além de brinquedos, o grupo busca confortar as crianças do setor, com doação de fraldas, roupas e produtos de higiene.   Mais uma ve...
Leia mais...
Material reciclável vira cartão de aniversário.

Material reciclável vira cartão de aniversário.

  Unindo o útil ao necessário, a voluntária do Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Jahu, Silvia Munhoz, passou a aproveitar os papéis vindos dos filmes usados para fazer exames de Tomografia, na confecção de cartões de aniversário que vão ser entregues aos pacientes do próprio setor, nas suas respectivas datas de nascimento.   Esse tipo de atitude...
Leia mais...
Residentes da Santa Casa de Jahu são aprovados em especialização

Residentes da Santa Casa de Jahu são aprovados em especialização

      Os residentes de Anestesiologia da Santa Casa de Jahu, Rodolfo Peres e Christiano Fonseca, foram aprovados em 1º e 2º lugar respectivamente  na especialização em Terapia Antálgica na Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp. Os médicos, que estão na fase final da residência, estão muito felizes com a aprovação para a nova especializa&ccedi...
Leia mais...