Notícias

Capacitação enfermagem

capacitacao enfermagem 1

 

 

A Equipe de Enfermagem da Santa Casa de Jahu participou de uma palestra nesta quarta feira, 25 de janeiro, com o Dr. Rhaufe Cluife Cardoso, clínico geral, intensivista e socorrista. O tema abordado foi Mobilização por Queda com objetivo de instruir sobre como agir no momento de queda de um paciente internado no hospital.

 

No ano passado foi criado o Protocolo de Imobilização e Prevenção de Queda ao Paciente” para orientar os internos e seus familiares sobre os riscos de cair dentro do ambiente hospitalar, nas consultas ou na internação. O trabalho com a equipe é feito tanto no sentido de prevenir quanto de dar os primeiros socorros caso haja algum acidente.

 

O Dr. Rhaufe, que é um médico experiente na área de mobilização por atuar na equipe do SAMU e na UTI da Santa Casa, orientou a equipe de enfermagem com exposições e prática de como proceder num possível acidente, através dos primeiros socorros e do uso do colar cervical.

 

 

Segundo a enfermeira da Educação Permanente, Aline Purita, os pacientes debilitados, os idosos e aqueles que recebem medicações controladas, apresentam maior risco de quedas quando tentam se locomover sozinhos. Ela afirma que no ato da internação é feito uma avaliação dos riscos de cada paciente.

A Santa Casa de Jahu, através deste Protocolo de Imobilização e Prevenção de Queda, mantém também pranchas e colares cervicais para imobilização, em todo o hospital.

 

Hemodiálise Ganha Novo Equipamento

Hemodiálise Ganha Novo Equipamento

  A Santa Casa de Jahu passa a contar com mais um equipamento que beneficia os pacientes que se submetem a sessões de hemodiálise. Trata-se da balança de bioimpedância, um instrumento que fornece os valores da composição corporal, de forma segmentada. Isso quer dizer que a balança indica, separadamente, os níveis de massa de gordura, muscular, de água no organismo e out...
Leia mais...
Banco de Leite Precisa de Doadoras com Urgência

Banco de Leite Precisa de Doadoras com Urgência

  O número de doadoras de leite materno caiu consideravelmente neste mês de janeiro no Banco de Leite da Santa Casa de Jahu. Hoje são apenas oito mães lactantes que fazem a coleta para a unidade, sendo que o número ideal é em torno de 30 voluntárias. O Banco de Leite atende 11 leitos da UTI neonatal da Santa Casa, onde ficam os bebês prematuros e cujas mães não po...
Leia mais...
Aconteceu na Hemodiálise

Aconteceu na Hemodiálise

    O Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Jahu realizou, entre os dias 03 e 19 de dezembro, eventos especiais de Natal para os pacientes em tratamento no setor e seus acompanhantes. Na programação 2018 festa de Natal, com cartões, panetones, salgados, doces e muita música com diversos voluntários.   Cerca de 150 pessoas estão atualmente em tratamento com hemodi...
Leia mais...