Notícias

Capacitação enfermagem

capacitacao enfermagem 1

 

 

A Equipe de Enfermagem da Santa Casa de Jahu participou de uma palestra nesta quarta feira, 25 de janeiro, com o Dr. Rhaufe Cluife Cardoso, clínico geral, intensivista e socorrista. O tema abordado foi Mobilização por Queda com objetivo de instruir sobre como agir no momento de queda de um paciente internado no hospital.

 

No ano passado foi criado o Protocolo de Imobilização e Prevenção de Queda ao Paciente” para orientar os internos e seus familiares sobre os riscos de cair dentro do ambiente hospitalar, nas consultas ou na internação. O trabalho com a equipe é feito tanto no sentido de prevenir quanto de dar os primeiros socorros caso haja algum acidente.

 

O Dr. Rhaufe, que é um médico experiente na área de mobilização por atuar na equipe do SAMU e na UTI da Santa Casa, orientou a equipe de enfermagem com exposições e prática de como proceder num possível acidente, através dos primeiros socorros e do uso do colar cervical.

 

 

Segundo a enfermeira da Educação Permanente, Aline Purita, os pacientes debilitados, os idosos e aqueles que recebem medicações controladas, apresentam maior risco de quedas quando tentam se locomover sozinhos. Ela afirma que no ato da internação é feito uma avaliação dos riscos de cada paciente.

A Santa Casa de Jahu, através deste Protocolo de Imobilização e Prevenção de Queda, mantém também pranchas e colares cervicais para imobilização, em todo o hospital.

 

Nova Sala Recuperação

Nova Sala Recuperação

  A Santa Casa de Jahu entregou nesta segunda feira, 19 de fevereiro, mais uma etapa de obras que vai otimizar as atividades desenvolvidas no Centro Cirúrgico. Trata-se da Sala de Recuperação, local onde os pacientes ficam em observação após passarem por cirurgia.   Segundo o provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Junior, a Sala de Recuperação tinha oito lugares e ap&o...
Leia mais...
Carnaval - “CUIDADOS”

Carnaval - “CUIDADOS”

  Não custa nada lembrar. O período de carnaval costuma ser propício para aumentar os riscos com a saúde. Os cuidados passam por hidratação adequada, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, higiene na hora de se alimentar, o uso de preservativo para não contrair uma doença sexualmente transmissível e até aquela gravidez indesejada.   O m&ea...
Leia mais...
Rins em perigo

Rins em perigo

  A doença renal crônica com necessidade de tratamento de hemodiálise triplicou no Brasil nos últimos 17 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, passando de 42 mil casos em 2000 para 122 mil no ano passado.   O médico especialista em nefrologia Marcos Roberto Colombo Barnese, doutor em medicina clínica e experimental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, relat...
Leia mais...