Notícias

Santa Casa de Jahu realiza 3ª captação de coração

transplante coracao 2019

 

Durante a madrugada de hoje, 17, a CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Jahu realizou o procedimento de captação de múltiplos órgãos, entre eles um coração. Já é a terceira captação de coração, realizada pelo hospital. Além dele, foram captadas as córneas, o fígado e os rins, salvando assim, seis vidas.

 

A família do doador foi entrevistada e consentiu pela doação dos órgãos. Após a captação,o hospital contou com o apoio da Polícia Rodoviária para realizar a escolta do carro que transportava os órgãos até Botucatu. A Santa Casa agradece ao Sargento Piton e ao Cabo Kondo.

 

A CIHTé composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

 

Doe órgãos e ajude a salvar vidas

 

O número de transplantes no Brasil vem aumentando a cada ano, mas o principal obstáculo para a efetivação da doação ainda é a recusa familiar – 44% das famílias não aceitam doar os órgãos dos parentes.

 

Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, tudo o que é preciso é a manifestação do desejo aos familiares. São os parentes do possível doador que irão consentir ou não a doação de órgãos. Por esse motivo é tão importante falar com os parentes sobre o assunto e os informar corretamente sobre o tema. A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos. Qualquer dúvida ligue (14) 3602.3296.

Fraldas e muita alegria

Fraldas e muita alegria

  A menina Olivia completou seu 3º ano de vida cheia de alegria e saúde, depois de chegar ao mundo pré-matura em 2016. Ela  ficou internada por 15 dias aos cuidados da equipe da UTI Neonatal. Os pais, Davi e Paulaní, vieram pelo terceiro ano consecutivo agradecer a Santa Casa, trazendo na bagagem muitas fraldas infantis descartáveis, sabonetes líquidos e outros produtos de higiene para...
Leia mais...
Posse da nova CIPA

Posse da nova CIPA

  Foram empossados na tarde desta terça feira, 06 de agosto, os membros eleitos para a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Jahu. No ato da posse foram nomeados presidente, vice-presidente, secretário e secretário substituto da Comissão. Os titulares e suplentes para 2019/2020 foram escolhidos,...
Leia mais...
Agosto Dourado na Santa Casa

Agosto Dourado na Santa Casa

  A Santa Casa de Jahu preparou uma programação especial para gestantes, lactantes e mães em geral, dentro do Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Uma sequência de palestras e conversas com as participantes vai marcar a noite desta quarta-feira (7/08) no Espaço Cultural, à partir das 19 horas.   O programa integra inform...
Leia mais...