Voluntariado

A Santa Casa de Jahu possui um grupo de voluntários responsáveis por desenvolver trabalhos com o objetivo de arrecadar verbas para a ampliação dos serviços de saúde prestados pela instituição e desempenhar atividades que tragam melhorias para a Santa Casa.
A história desse trabalho começou no dia 13 de maio de 1986, com Maria Odila de Almeida Prado Galvão de Barros. Ela e outras voluntárias começaram a se organizar para ajudar os pacientes carentes da Santa Casa de Jahu.  Hoje a presidente do grupo é Terezinha Carvalho Piva Almeida Leite. Com o intuito de amenizar o sofrimento de quem está internado, os voluntários ajudam a confortar as crianças da pediatria e colaboram com a doação de fraldas, roupas, produtos de higiene e brinquedos para os pacientes.
A primeira ação do grupo foi arrecadar verba para distribuir enxovais aos necessitados, além da doação de roupas e toalhas de banho para as crianças da pediatria. Hoje, 60 mulheres realizam os afazeres, que vão desde a confecção de fraldas até a arrecadação de fundos para reformas e compra de equipamentos para o hospital.
A principal conquista do Corpo de Voluntárias foi destinar toda a renda obtida, entre os anos de 1992 e 1993, para a construção da UTI infantil e neonatal da Santa Casa.
Conheça o trabalho das voluntárias
A entidade possui caráter assistencial, sem fins lucrativos e com Estatuto Social próprio. O grupo faz reuniões semanais para delimitar a atuação das suas atividades e o papel de cada voluntária. Elas utilizam recursos, como a realização dos bazares, a butique, a criação de equipes de crochê e costura, para arrecadar dinheiro, que será revertido para alguma obra do hospital.
Para participar ou colaborar com o grupo, é só ligar para telefone 3602-3433.